data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 3 anos | Imprimir Imprimir
Jânio Natal inaugura Hospital de Referência COVID-19 e entrega 03 ambulâncias novas para a saúde de Porto Seguro.

A população de Porto Seguro ganhou, nesta quinta-feira (17/06), um Hospital de Referência COVID-19 instalado no distrito de Arraial D’Ajuda, o primeiro na região destinado a pacientes infectados pelo Novo Coronavírus construído inteiramente com recursos municipais. Com sete leitos de suporte ventilatório, um leito de estabilização e oito de enfermaria, a unidade conta com estrutura de ponta e funcionará 24 horas, por meio do sistema de regulação.

Presente no evento de inauguração, o Prefeito Jânio Natal falou sobre os motivos que levaram à escolha do distrito de Arraial D’Ajuda como sede da nova unidade de saúde. “Na verdade, assumimos aqui um postos de saúde que estava parado há mais de 10 anos, já abandonado e praticamente todo destruído. Já tinha espaço, então a gente aproveitou este espaço e reconstruiu este hospital com dignidade para a população.” – Comentou o Prefeito de Porto Seguro.

A Secretária Municipal de Saúde, Raíssa Soares, orientou que não se trata de uma unidade de atendimento de porta aberta, pois o atendimento segue um protocolo de regulação. “Então quem tiver com quadro suspeito de COVID-19 deve procurar uma UPA. Se for identificada a necessidade de internação, vai ser feito o encaminhamento via regulação para confirmar que nós temos vagas disponíveis. Então, o paciente vai ser transferido de ambulância para a unidade. Não serão atendidas demandas espontâneas, apenas as encaminhadas. Nós temos leitos com capacidade de suporte ventilatório e, em caso de o paciente evoluir com forma crítica, daqui ele é transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva.” – Ressaltou a Secretária.

O Prefeito Jânio Natal, ainda ressaltou o motivo da decisão de construir, com recursos municipais, um hospital para pacientes com COVID-19, em vez de solicitar à Secretaria de Saúde da Bahia a instalação de um hospital de campanha, com recursos do Estado, para aumentar o numero de leitos no município. “Primeiro porque a gente não podia esperar. O tempo é curto e a gente precisa salvar vidas. A maneira mais fácil, prática e rápida que eu encontrei foi construir com recursos próprios este hospital que vai funcionar 24 horas para proteger a saúde das famílias de Porto Seguro.” – Disse o Prefeito.

A instituição será gerida pela Associação Saúde em Movimento. Também foram entregues três novas ambulâncias para realizar o transporte de pacientes para o novo hospital. Ao final do seu discurso, o Prefeito Jânio Natal informou que, no futuro, pretende transformar a unidade em um hospital com salas de cirurgias, inclusive para maternidade. Durante a inauguração ainda foram entregues três ambulâncias que darão suporte à saúde do município, em especial aos atendimentos do Hospital de Referência COVID-19.