data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 3 anos | Imprimir Imprimir
Prefeito Jânio Natal se pronuncia sobre medidas tomadas pelo Governador Rui Costa.

O Prefeito Jânio Natal se pronunciou no início da tarde desse sábado (27/02), em uma coletiva com órgão de imprensa de Porto Seguro, contra o Decreto de Lockndown baixado pelo Governador Rui Costa. O gestor de Porto Seguro deixou claro que não está contra ao Governador Rui Costa, mas defende que o mandatário baiano ouça os prefeitos para que sejam tomadas medidas de acordo com a realidade de cada localidade. Jânio Natal ressaltou que Porto Seguro é o terceiro maior polo turístico do Brasil com 60 mil leitos, recebe mais de 2 milhões de turistas anuais e que, mesmo com esses números, a sua gestão nunca foi chamada para participar das discussões de combate ao COVID-19. “Eu me solidarizo com os comerciantes, trabalhadores, hoteleiros, ambulantes e empresários que precisam trabalhar e estão sofrendo com o lockdown. 95% da nossa economia depende do turismo. Como essas pessoas vão sobreviver e pagar os seus impostos?” – Comentou Jânio Natal.

O Prefeito de Porto Seguro ainda abordou algumas situações curiosas nas medidas de combate ao COVID-19 implementadas pelo Governo do Estado. Como exemplo, Jânio citou que Porto Seguro contava com 20 leitos de UTIs e mais 10 leitos semi-utis no Hospital Regional Luis Eduardo Magalhães no início da pandemia e que hoje o município conta somente com 10 leitos de UTIs instalados no Hospital Neurocor. “Dos 10 leitos do Neurocor, apenas 03 leitos estão ocupados por moradores de Porto Seguro. Os outros leitos estão sendo ocupados por moradores de outras cidades. Peço apoio ao Governador Rui Costa e ao Governo Federal para instalarmos mais 20 leitos de UTIs em nossa cidade para que possamos atender a toda a Costa do Descobrimento.” – Comentou o Prefeito.

Como medidas do município para enfrentar o COVID-19, Jânio informou que inaugurará, no início do mês de abril, um hospital de referência em tratamento do COVID-19 no distrito de Arraial D’Ajuda para atender todo o município. O Prefeito também informou que está sendo implantado na UPA do Baianão e Postos de Saúde da cidade atendimentos específicos para o Novo Coronavírus. O Prefeito de Porto Seguro ressaltou que não pode fazer mais porque o Governo do Estado estipulou junto à Justiça uma multa no valor de R$ 300 mil reais, caso tome atitudes locais no combate ao COVID-19. “Eu recorri dessa decisão judicial, mas não vejo como uma retaliação por parte do Governador. Acima de qualquer discussão político-partidária, me coloco à disposição para as discussões com o objetivo de encontrarmos as melhores soluções para o nosso povo.” – Finalizou o gestor portosegurense.