data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 4 anos | Imprimir Imprimir
Idoso infectado pelo Novo Coronavírus morre em Belmonte por falta de vagas em UTIs regionais.

Um idoso de 87 anos é a segunda vítima do Novo Coronavírus em Belmonte, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde. O idoso, vindo do distrito de Boca do Córrego, tinha sido internado no último dia 27/05 apresentando quadro de insuficiência cardíaca, febre, diarreia e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). O paciente passou pelo teste rápido que deu positivo para o COVID-19, onde foi também detectado no idoso um quadro de pneumonia bacteriana.

Imagem Ilustrativa (Arquivo Belmontenews)

Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde vinha tentando a transferência do idoso para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o último dia 30/05, recebendo 06 negativas de internação por falta de vagas nos hospitais de alta complexidade da região habilitados com leito de UTI para pacientes do COVID-19.

UTIs regionais sem vagas para paciente em estado grave em Belmonte.

Em conversa com nossa equipe, o Secretário de Saúde de Belmonte, Tárcio Lapa, se mostrou indignado com a situação da falta de leitos de UTI na região. “A situação é de abandono total das autoridades estaduais. Apesar do Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, garantir que os pacientes com o COVID-19 teriam suporte de UTI aérea e vagas disponíveis nos hospitais regionais, o nosso paciente morreu por falta de uma assistência de Terapia Intensiva. Aqui em Belmonte fizemos de tudo ao nosso alcance, mas não conseguimos evitar o óbito.” – desabafou o Secretário.