data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Forças policiais usam tecnologia de ponta no carnaval de Belmonte.

Os foliões belmontenses esse ano ganharam mais uma importante ferramenta de segurança para brincar o carnaval. Estamos falando da Base Móvel de Vigilância montada pela Secretaria Estadual de Segurança Publica na Praça Dona Nirinha, ponto central da folia. O veículo é equipado com 09 câmeras de alta definição com ângulo de 360º, fator que permite uma visualização total de todos os pontos da festa. As imagens são acompanhadas por policiais treinados lotados no Centro Integrado de Comunicação (CICOM). O equipamento também envia as imagens captadas para a Secretaria Estadual de Segurança Pública, CICOM em Porto Seguro e demais Centros de Comunicação instalados em todo o estado da Bahia, para isso, a base móvel está usando um link dedicado de 30 Megabits por segundo de velocidade para que as imagens cheguem aos demais centros de acompanhamento com a maior nitidez e sem travamentos.

2diadecarnaval2018_00200

 

Todo esse aparato tecnológico está ajudando os policiais na detecção de distúrbios e ações de meliantes. As equipes que acompanham as imagens tem comunicação direta com o comandante do policiamento e com as patrulhas e esses são acionados rapidamente ao menor sinal de atitude suspeita. “Essa Base Móvel é novinha e está sendo estreada aqui em Belmonte. Estamos contando com tecnologia de ponta e fico feliz porque conseguimos trazer essa novidade para incrementar ainda mais o carnaval da minha cidade.” – Comentou o Sargento França, Sargento Adjunto da CICOM.

2diadecarnaval2018_00204

 

A Policia Militar também conta com o efetivo reforçado para todo o carnaval. Ao todo são cerca de 30 homens extras se revezando durante todos os dias da festa. O policiamento ainda conta com o patrulhamento reforçado da viatura local e com o apoio da CIPE-MATA ATLÂNTICA (CAEMA). “O aparato de segurança desse ano montado pelo 8º Batalhão de Polícia Militar foi diferenciado para o Carnaval de Belmonte. Eu agradeço ao apoio e sensibilidade do nosso comandante, o Major França, de estar nos proporcionando toda essa estrutura. Também agradeço o apoio e a parceria do Prefeito Janival Borges e do Deputado Estadual Jânio Natal que tem ajudado na logística de nossas equipes e tem sido muito solícito em todas as nossas necessidades operacionais.” – Comentou o Capitão Neri, Comandante da Polícia Militar em Belmonte.