data Categoria: Notícias, Politica |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Vereador Alfredo concede entrevista ao +BN e revela os seus planos para 2018.
Vereador Alfredo Aberceb.

Vereador Alfredo Aberceb.

Ele conheceu Belmonte em 2013, se apaixonou pela cidade e largou os encantos da capital da Bahia para se refugiar na paz e na vida pacata da ‘Terra do Guaimum’. Ele é Policial Civil de profissão, concorreu e ganhou as eleições de 2016 como vereador com 225 votos válidos e hoje figura como Vice-Presidente do Legislativo belmontense. Alfredo Aberceb é pai de três filhas e marido de Núbia Aberceb, que também se instalou na cidade e hoje trabalha como técnica em raio X na rede municipal de saúde.

Atualmente Alfredo é considerado uma forte liderança política em Belmonte sendo avaliado como o vereador mais atuante em 2017 e o principal nome para assumir o protagonismo político nos próximos anos. Nossa equipe conversou na tarde dessa terça-feira (09/01) com  o Vereador Alfredo onde ele tratou de vários assuntos e revelou os seus passos político para 2018. Confira os principais trechos da entrevista logo abaixo:

+BN- Alfredo, o que levou você a largar a capital baiana com todos os seus atrativos para morar em uma pequena cidade do interior igual a Belmonte?

Alfredo – Eu conheci Belmonte em 2012 quando vim visitar a Doutora Andréia, que é minha prima e juíza titular da Vara do Trabalho em Porto Seguro. Ela e um grupo de amigos me convidou para conhecer a cidade. Quando eu cheguei aqui eu falei com minha esposa: ‘Ano que vem eu venho morar aqui’ e ninguém acreditou. Em 2013 eu já comprei o terreno e comecei a construir a minha casa. Foi amor à primeira vista. Eu me apaixonei pela beleza e a calma envolvente de Belmonte.

+BN – Porque você decidiu ser vereador ?

Alfredo – Quando eu cheguei, o povo de Belmonte me acolheu e eu senti que poderia dar minha contribuição para o bem estar dessa cidade. Eu disputei a eleição já com esse pensamento: ‘Eu quero fazer a diferença’. Eu não nasci belmontense, mas com certeza, sou belmontense de coração e quero trabalhar pelo meu povo.

“Eu defendo uma política de respeito acima de tudo. Eu respeito o Deputado Jânio Natal, o Prefeito Janival Borges e o ex-prefeito Iêdo Elias. Porque que eu tenho que ser inimigo de algum deles? “

+BN – Na cidade, atualmente, você tem amizade com as duas maiores lideranças políticas que são o ex-prefeito Iêdo Elias e o Deputado Jânio Natal. Por causa desses relacionamentos os críticos o acusam de estar “encima do muro”. O que você tem a dizer sobre isso?

Alfredo – Eu defendo uma política de respeito acima de tudo. Eu respeito o Deputado Jânio Natal, o Prefeito Janival Borges e o ex-prefeito Iêdo Elias. Porque que eu tenho que ser inimigo de algum deles? Tenho minhas amizades, respeito a todos e a minha opção política será decidida quando chegar a hora. O meu jogo é limpo com todos e sei que qualquer decisão que eu tomar não irá servir de constrangimento para nenhum dos lados. Temos que parar com esse clima de revanchismo. Somos todos belmontenses e temos que nos unir pelo futuro de nossa cidade.

+BN – Seus opositores também o chamam de ‘Vereador-ofício’ por causa dos grande número de ofícios que você envia para o Prefeito Janival Borges e seu secretariado. O que você acha disso?

Alfredo – Envio ofícios e vou continuar enviando. Vou continuar cobrando incessantemente. Esse é um dos trabalhos do vereador. Eu sou a voz do povo e quero o melhor para a comunidade sempre. Os meus opositores podem criticar a vontade, mas não poderão dizer que eu sou um vereador inoperante que só serve para passar o cartão no final do mês e receber o salário sem fazer nada.

+BN – Outra situação muito comentada na cidade é a amizade entre você e o Presidente da Câmara, Aelson Matos. Dessa dobradinha pode sair uma chapa para concorrer à Prefeitura em 2020?

Alfredo – Eu aprendo muito com Calango. É um político experiente e preocupado com o futuro de Belmonte, assim como eu. Ainda é muito cedo para se falar da campanha de 2020. É claro que temos nossas pretensões, mas tudo vai depender da conjuntura política.

+BN – Atualmente o município sofre uma grande crise econômica que está corroendo as suas finanças. Qual a sua opinião sobre esse problema?

Alfredo – Essa crise não está só em Belmonte. Todos os municípios estão sofrendo o mesmo problema. Eu acho que o Prefeito Janival tem que rever o que foi feito em 2017 e aprender com os erros cometidos. Eu vejo que ele tem a intenção de realizar um bom trabalho, mas os tempos são muito difíceis e hoje mexer com as finanças públicas exige muita habilidade por causa da falta de recursos. Acredito que agora em 2018 as coisas irão melhorar e a atual gestão conseguirá conviver com essa nova realidade.

+BN – E a política desse ano? Como será a sua atuação?

Alfredo – Eu fechei o compromisso de apoiar o Deputado Jânio Natal porque é um belmontense, tem um irmão que é prefeito da cidade e aposto que ele ainda fará um grande trabalho em nossa cidade. Para Deputado Federal ainda não me decidi, mas, com certeza, quem eu apoiar vai ter que ter compromisso com Belmonte porque eu vou cobrar.

WhatsApp-Image-2017-06-30-at-14.43.18-e14988471444568

“Eu participei porque eu queria ajudar e nossos jovens estavam sendo prejudicados.”

+BN – Alfredo, você, o vereador Rogério Bahia e o Presidente Aelson Matos (Calango) participaram da negociação que terminou, momentaneamente, a guerra entre o Prefeito Janival Borges e os professores. Esse ano parece que teremos mais um embate entre o gestor e a categoria. O que você acha dessa situação?

Alfredo – Eu participei porque eu queria ajudar e nossos jovens estavam sendo prejudicados. Esse ano teremos que ter outro acordo porque o Prefeito não conseguiu cumprir os pagamentos dos retroativos e não tem como pagar todo o montante de uma vez só. Por outro lado, eu entendo a situação dos professores que estão certos em cobrar os seus direitos. É uma situação muito delicada e eu espero que as duas partes sentem e se entendam para que os nossos jovens não fiquem prejudicados nesse ano. Eu estou me colocando à disposição para ajudar no que for preciso para que consigamos resolver esse problema.

+BN – Você apareceu em uma pesquisa entre os três melhores vereadores dessa legislatura, segundo a votação dos internautas no site Jornal de Belmonte. Como você vê esse resultado?

Alfredo – Vejo que o povo de Belmonte está reconhecendo o meu trabalho e que aquela imagem de forasteiro querendo tirar proveito da cidade está caindo por terra. Isso é muito gratificante porque eu entendo que sou vereador do povo belmontense. O meu gabinete está aberto para todos que votaram e não votaram em min, continuo com os meus projetos sociais e quero trabalhar ainda mais dentro do plenário para votar leis que ajudem a melhorar a vida do nosso povo tão sofrido.

+BN – Quais as suas considerações finais?

Alfredo – Eu desejo que 2018 seja um ano de desenvolvimento para Belmonte e espero que as coisas evoluam para uma situação melhor para que o nosso povo tenha saúde e educação de qualidade. Espero para esse ano a melhora financeira do nosso município e desejo muito que oportunidades de trabalho sejam criadas para acolher as pessoas que sofrem com o desemprego em nossa cidade. Esses são os meus votos e tenham certeza que estarei lutando para que tudo o que eu falei se torne realidade.