data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Comandante do 8º Batalhão apresenta a Belmonte os resultados das operações da Polícia Militar.

A Câmara de Vereadores de Belmonte recebeu na última segunda-feira (02/10) a ilustre visita do Major Anacleto França, comandante do 8º Batalhão de Policia Militar de Porto Seguro ao qual o policiamento de Belmonte é subordinado. O oficial veio à sessão do legislativo belmontense com o objetivo de apresentar à comunidade os trabalhos da corporação no âmbito de proteção da comunidade, bem como, os resultados positivos das intervenções feitas pela Polícia Militar que resultou em uma maior segurança para os belmontenses durante o ano de 2017.

major

O Major França iniciou sua fala explicando que o objetivo da Polícia Militar é a prevenção do delito através da presença ostensiva com viaturas e policiais devidamente fardados nas ruas, fato que é totalmente diferente da Polícia Civil que faz as investigações e tem a responsabilidade de procurar a solução dos crimes, apontar os responsáveis e desenvolver ações para capturar os mesmos.

O Major reconheceu as dificuldades estruturais da corporação e comentou que, mesmo assim, a Polícia Militar vem apresentando um trabalho de excelência junto à comunidade. Para ilustrar o que estava falando, o comandante apresentou os resultados das intervenções policiais durante o ano de 2017 que acabaram prendendo 02 pessoas por furto, 09 pessoas por envolvimento com drogas, 03 pessoas por porte de arma de fogo e 05 pessoas por lesão corporal.

majorfranca00002

Major França ainda apresentou como resultado o número de 7.000 abordagem a pessoas em todo o município durante todo o ano de 2017, bem como, 600 abordagens a estabelecimentos comerciais, 2.400 abordagem a carros, 1710 abordagens à motocicletas, 33 motocicletas e 21 carros notificados por infrações de trânsito, apreensão de 13 carros e recuperação de 06 veículos roubados. “Os dados desse ano servem para mostrar que a Polícia Militar não está parada e temos feito o nosso papel perante à comunidade.” – Comentou o Major França.

O comandante ainda abordou o aumento da taxa de homicídios em Belmonte nesse ano que chamou a atenção até do Governador Rui Costa. O Major colocou que, diante disso, a Polícia Militar adotou diversas estratégias para reverter esse fato e implementou diversas operações para reforçar o policiamento. “Desde o mês de maio estamos realizando operações em Barrolândia através da alocação de policiais e viaturas para reforçar o efetivo daquela localidade. Também temos recebido apoio da CIPA-Porto Seguro e da CAEMA que vem constantemente visitando todo o município no sentido de apoiar as operações do efetivo local.”

majorfranca00001

Por fim, o comandante do 8º Batalhão abordou a ação preventiva que vem sendo realizada com os jovens nas escolas no sentido de afasta-los do uso de drogas e comentou que a cidade conta com dois oficiais comandantes e um efetivo disponível 24 horas para atender as demandas da cidade. “O Capitão Uendel e o Tenente Lago estão sempre atentos e prontos para atender os belmontenses, bem como, a nossa viatura e os nossos policiais que podem ser acionados a qualquer momento através de um telefone que já anda dentro da viatura para atender as emergências que surgirem.” – Finalizou o Major agradecendo aos vereadores pelo espaço concedido.