data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
População de Belmonte se revolta e cobra solução para as condições da BA-001.

estrada-belmonte00004

A situação da BA-001, no trecho Belmonte x Santa Cruz Cabrália chegou a níveis críticos nos últimos dias devido às fortes chuvas que caíram na região e do péssimo estado em que se encontra o asfalto da rodovia. A estrada está totalmente tomada de buracos e o trecho mais afetado é o da chegada ao município de Belmonte onde as crateras tomaram conta e quase não se vê resquícios de asfalto.

estrada-belmonte00003

Barro jogado na estrada por equipes da Prefeitura de Belmonte pioraram a situação da rodovia.

A Prefeitura Municipal de Belmonte, diante da inoperância do Governo Estadual que é responsável pela estrada, começou a colocar barro nos buracos na tentativa de amenizar a situação. Infelizmente a ação piorou ainda mais as condições, já que, com a chuva o barro virou uma lama escorregadia exigindo dos motoristas uma maior atenção por causa do perigo eminente de derrapagens. Os moradores estão profundamente revoltados e alguns mais exaltados cobram nas redes sociais do Prefeito Janival Borges e do Deputado Jânio Natal uma providência para a estrada. Alguns ainda lembram que o Deputado, na época que era candidato a Prefeito, prometeu restaurar a BA-001 e ainda conseguir a tão sonhada estrada Belmonte X Canavieiras, fatos que por enquanto continuam no campo das meras promessas de político.

WhatsApp Image 2017-09-21 at 8.03.13 PM

Morador de Belmonte, Sr. César Magnavita, cobra diretamente ao Governador Rui Costa providências.

Alguns belmontenses já desistiram de esperar e estão cobrando diretamente ao Governo do Estado uma solução para o problema. Podemos citar como exemplo um e-mail mandado pelo Sr. César Magnavita expondo a situação e a preocupação dos moradores. Inúmeras outras pessoas também estão usando os canais de comunicação com o governo para tentar sensibilizar a equipe do Governador Rui Costa e conseguir providências para a BA-001.

Oposição desfere críticas ferrenhas e população revoltada já pensa em não apoiar o grupo político que atualmente comanda a cidade.

WhatsApp Image 2017-09-21 at 4.51.21 PM

Meme que circula nas redes sociais usando a situação da estrada e o número do partido do Prefeito Janival e do Deputado Estadual Jânio Natal.

Enquanto a solução não vem o que permanece são os ataques desferidos por opositores políticos ao atual gestor e seu irmão deputado. A oposição tem questionado em diversos grupos de WhatsApp a real situação da relação entre o Deputado Jânio Natal e o Governador Rui Costa. Segundo a oposição, até o momento, nenhuma ação efetiva do Governo do Estado aconteceu para melhorar a situação dos belmontenses e o Deputado nem um tapa-buracos decente tá conseguindo para amenizar as crateras da estrada. O  fato está fazendo cair por terra a alegação de Jânio que, ao renunciar ao cargo de Prefeito de Belmonte, alegou que seria melhor para a cidade ter um Deputado na Assembleia Legislativa da Bahia para defender os interesses belmontenses enquanto seu irmão ficaria cuidando da administração dos fartos recursos que seriam conseguidos através da sua influência parlamentar.

Muitas pessoas já comentam pelas ruas que podem mudar o voto e não apoiar os candidatos apresentados pelo grupo político que hoje comanda a Prefeitura de Belmonte e isso pode gerar dificuldades para Jânio Natal em seu projeto para a reeleição. Algumas conversas de bastidores ainda constam que Jânio já sabe do desgaste e que, por causa disso, está investindo em outras cidades para tentar compensar a perda de votos prevista em seu principal reduto eleitoral.

Enquanto a situação não se resolve os motoristas que trafegam pela via tem que redobrar o cuidado para desviar dos buracos e não se envolverem em acidentes. A população espera para a próxima semana uma notícia positiva sobre a BA-001 e alguns grupos já ameaçam fazer mobilizações para protestar e sensibilizar as autoridades baianas.