data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Prefeitura de Belmonte e IBGE fecham cooperação para o Censo Agropecuário 2017.

O Censo Agropecuário 2017 começa no dia 1º de Outubro em todo o Brasil e para a realização o trabalho de coleta a parceria com os municípios é muito importante. Para discutir esse apoio o Secretário de Agricultura de Belmonte Francisco Lopes e o Secretário do Interior Rodrigo Martins receberam uma equipe do IBGE, nessa segunda-feira (14/08).

sensoagropecuario00001

Durante o encontro, o coordenador operacional dos Censos passou todas as informações sobre como vão funcionar as coletas e orientou os Secretários sobre a formação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística, equipe integrada por representantes do órgão e também da Prefeitura, Câmara, entidades de classes, entre outros. “O Censo vai começar em 1º e Outubro e vai até 28 de Fevereiro, cinco meses de coleta. Nós estamos implantando as comissões municipais, que é uma parceria para que os municípios possam nos ajudar na divulgação do Censo e no suporte às equipes de recenseadores para que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível. A comissão é presidida por uma pessoa do IBGE e tem a participação dos representantes de todos os poderes e sociedade”, explicou o coordenador.

sensoagropecuario00004

O Secretário Francisco Lopes informou que o prefeito Janival Borges garantiu o apoio necessário ao trabalho das equipes e destacou a importância do Censo. “Nós daremos o apoio e a estrutura necessária ao IBGE, de acordo com as possibilidades do município. O Censo é uma coleta de dados importante para Belmonte e vamos ajudar no que for preciso”, disse o secretário. Quem também se colocou à disposição foi o Secretário Rodrigo Martins onde o mesmo comentou que envidará esforços para o sucesso da operação. “As equipes das duas Secretarias trabalharão em conjunto no intuito de se obter os melhores resultados para o andamento desse importante levantamento.” – Finalizou Rodrigo.

sensoagropecuario00003

Durante o encontro foram apresentadas informações gerais sobre o censo, dados sobre o município e ressaltada a importância da comissão para o sucesso dos trabalhos a serem realizados. De acordo com o coordenador, o Censo Agropecuário do IBGE 2017 será completamente digital, o que facilitará o processamento, a análise e a divulgação dos dados. O levantamento tem como finalidade reunir informações sobre estabelecimentos agropecuários, a estrutura existente e a produção do setor primário. As estatísticas são oficiais e fundamentais para monitoramento econômico, servindo para orientar projetos, investimentos e políticas públicas. O objetivo das comissões é dar transparência às ações realizadas durante o censo no município, promovendo o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgando informações e engajando a população nos trabalhos de levantamento de dados.