data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Estudo revela queda da Produção Pesqueira em Belmonte e preocupa toda a região.

estudo_pesqueiro00002

Na sexta-feira (28/07) a Veracel apresentou para a comunidade belmontense os resultados do monitoramento do desembarque pesqueiro relativo ao ano de 2016. Esse monitoramento é realizado desde o ano de 2014 contemplando os municípios de Belmonte e Santa Cruz Cabrália.

WhatsApp Image 2017-08-08 at 12.57.22

Relatório do progresso da produção pesqueira em Belmonte.

O resultado desse estudo, entregue através de um informativo impresso para a sociedade, revela números assustadores para comunidade Pesqueira de Belmonte e também para toda a população da cidade. As pesquisas revelaram que enquanto o município de Santa Cruz Cabrália registrou o desembarque de quase 500 mil kg de pescado, com rendimento de quase 5 milhões de reais, o município de Belmonte não chegou a registrar 10.000 kg, tendo como resultado um valor de quase 100 mil reais para todo o ano de 2016.

WhatsApp Image 2017-08-08 at 12.57.43

Resultados da Produção Pesqueira em Belmonte no ano de 2016.

Ainda, de acordo com levantamento apresentado, existe um número muito grande de barcos pesqueiros em águas de Belmonte, no entanto, este pescado está sendo desembarcado no município de Santa Cruz Cabrália, já que, o grande impedimento para os pescadores belmontenses é a obstrução da Barra da Foz do Rio Jequitinhonha que se encontra em elevado grau de assoreamento.

estudo_pesqueiro00003

Em conversa com o Secretário de Agricultura e Pesca de Belmonte, o Sr.Francisco Lopes, o mesmo revelou para a equipe do +BN que o Prefeito Janival Borges planeja uma intervenção para resolver o problema do acesso dos pescadores ao mar através de uma dragagem que será feira na Barra citada em nossa reportagem. ” Nós estamos fazendo todo o planejamento, só que, esse processo depende do andamento de licenças ambientais, além de recursos financeiros para a execução do projeto.” – Comentou Francisco Lopes.

pesqueiro00001

Segundo o secretário de Agricultura e Pesca de Belmonte, Francisco Lopes, o governo municipal planeja uma intervenção para resolver o problema de acesso dos pescadores ao mar, através da dragagem da referida Barra, só que este processo depende do andamento da licença ambiental, além de recursos para execução do projeto.