data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Cerimônia marca a formatura da primeira turma do PROERD em Belmonte.

Na manhã desta quinta-feira (10/08), o 8° Batalhão de Polícia Militar realizou, em parceria com a Secretaria de Educação do município de Belmonte, a formatura da primeira turma do Programa Educacional  de Resistência às Drogas  (PROERD). O curso teve duração de aproximadamente quatro meses, período em que foram ministradas lições de enfrentamento às drogas para 220 alunos das escolas Professor Edgard Santos e Antônio Carlos Magalhães, todos do 6° ano do ensino fundamental.

formatura_00031

O evento ocorreu na Colônia de Pescadores Z-21, e contou com a presença do comandante do 8º BPM, Major Anacleto França, do responsável pela 5ª Cia/Belmonte, capitão Uendel Bonfim, do delegado da Polícia Civil, Wendel Ferreira, do Prefeito Janival Andrade, do Secretário de Educação, Paulo Santos de Carvalho, do Presidente da Câmara Municipal, Aelson Mattos, do Vice-presidente da Câmara Municipal Alfredo Abcerb, além dos formandos, seus familiares e professores. A cerimônia foi iniciada com os formandos do PROERD entoando o Hino Nacional Brasileiro, momento em que foi registrada uma grande emoção causada pela vibração dos jovens mostrando um grande exemplo de civismo e amor pela pátria.

formatura_00012

O Sr. Paulo Carvalho, Secretário Municipal de Educação, usou da palavra e parabenizou o SD Helano, o SGT Augusto e a Tenente Juliane pelo lindo trabalho realizado com os jovens belmontenses. O secretário ainda anunciou que os resultados foram muito satisfatório e que a Prefeitura de Belmonte já renovou a parceria com a Policia Militar para que o projeto continue acontecendo na cidade e alcançando ainda mais jovens. “É com muito prazer que eu vejo nessa cerimônia jovens lideranças sendo formadas. Eu peço que vocês multipliquem esses ensinamentos recebidos e mudem a realidade do meio aonde vocês vivem. Eu vejo o futuro de uma Belmonte melhor e esse futuro está nas mãos de jovens como vocês. Todos estão de parabéns.” – Concluiu o Secretário de Educação.

formatura_00017

O Prefeito Janival Borges também usou da palavra e enfatizou os bons resultados obtidos através do PROERD. O gestor belmontense, além de comunicar que continua dando apoio ao programa, também revelou que pretende incluir nas salas de aulas do município ensinamentos sobre a História de Belmonte. “O nosso município tem uma história linda que vem se perdendo com o tempo e precisamos resgatar isso. Precisamos resgatar a identidade e a cultura do nosso povo para despertar a admiração dos nossos jovens por nossa terra. – Comentou o Prefeito.

formatura_00025

O Major Anacleto França, comandante do 8º Batalhão, também usou da palavra e ressaltou a importância em  buscar ferramentas que auxiliem na prevenção ao crime, ratificando seu compromisso em estender a efetividade do programa às regiões mais distantes e pertencentes à área de atuação do 8° BPM. Em sua fala aos formandos do PROERD o Major França revelou a preocupação da Polícia Militar com a destruição que as drogas e o crime vem causando nas famílias e comentou que a instituição tem investido para alcançar ainda mais jovens e somar ainda mais forças para a Corrente do Bem. O mesmo ainda aconselhou que os formandos sempre procurem o bom caminho para as suas vidas e , que só assim, conseguirão o sucesso em suas vidas e serão motivo de orgulho para todos. “A Polícia Militar tem sofrido juntamente com as famílias destruídas pelo crime e pela violência. Não nos dá satisfação alguma vê essa situação e o conselho que eu dou para esses jovens é que o caminho das grandes conquistas passa pelo respeito a seus pais e a educação. Pensem nisso porque quero vê-los  em um futuro grandioso como médicos, professores, policiais ou qualquer carreira profissional que vocês escolham para seguir na vida.” – Finalizou o Major Anacleto França.

A cerimônia ainda contou com a premiação onde os quatro formandos que mais se destacaram no andamento dos trabalhos do PROERD ganharam uma bicicleta pelo excelente rendimento. O evento foi finalizado com a canção do PROERD entoada pelos formandos e, logo após, aconteceu uma apresentação do Grupo de Flautas formado por crianças atendidas pela Associação do Lar da Menina.