data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Belmonte é destaque no I Encontro dos Produtores de Palmito da Costa do Descobrimento.

Aconteceu no último dia 28 de julho, em Porto Seguro, o I Encontro dos Produtores de Palmito da Costa do Descobrimento promovido pela Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia – COOLPALM. O presidente da COOLPALM, senhor Abelardo, expôs para os produtores o cenário atual da cadeia do palmito no Brasil, mencionando a importância do território da Costa do Descobrimento para a consolidação da produção dessa cultura de plantio no país.

encontro_pupunha00001

A maioria dos produtores que estiveram  presentes no evento exercem sua atividade em Belmonte, onde o palmito de pupunha se desenvolve com bastante facilidade, uma vez que, a região apresenta clima e solo propícios para o cultivo da referida palmeira.

encontro_pupunha00003

O presidente da COOLPALM comentou durante o encontro que planeja uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Belmonte com o objetivo de fortalecer ainda mais os produtores de palmito. O Secretário de Agricultura, o Sr. Francisco Lopes, também marcou presença no evento e revelou que o seu objetivo é fortalecer cada vez mais a agricultura belmontense gerando emprego e renda para toda a região, valorizando e dando dignidade ao homem do campo. “Eu já atuei por vários anos no cultivo do palmito e tenho como meta cumprir o plano de governo do Prefeito Janival Borges que é incentivar a atividade no campo e tornar a cidade uma referência da produção agrícola na Costa do Descobrimento, valorizando a Agricultura Familiar e trazendo riqueza e comida de qualidade para a mesa dos belmontenses.” – Finalizou o Sr. Francisco Lopes.