data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Videomonitoramento de ruas é aprovado pelos vereadores e espera sanção do Prefeito Janival Borges.

03_09_14_camera-620x400

O monitoramento de cidades por câmeras vem aumentando a cada dia e chamando a atenção das autoridades para essa importante ferramenta. O fato foi abordado na viagem ao município de Santa Luz feita pelo Governador Rui Costa. O mandatário baiano informou que seu governo vem investindo no monitoramento por câmeras em vários municípios do estado por entender que a tecnologia é fundamental para um combate ao crime mais eficiente.  “Eu falo das câmeras porque é uma medida importante na redução da violência e facilita o trabalho. Ao invés de a viatura ficar rodando a cidade, tentando adivinhar onde está um problema, as câmeras fazem esse papel. Portanto a viatura vai no lugar certo”, declarou Rui Costa.

O Governador Rui Costa ainda comentou que policiais militares da reserva serão convocados e pagos para fazer o monitoramento das centrais de câmeras. O mesmo acredita que, com as filmagens, será possível identificar mais facilmente os criminosos.

Monitoramento por Câmeras na Costa do Descobrimento.

Foto: Site Nossa Cara

Foto: Site Nossa Cara

Na região da Costa do Descobrimento apenas o município de Porto Seguro tem um monitoramento efetivo por câmeras de segurança em pleno funcionamento. As câmeras, que foram instaladas pela Secretária Estadual de Segurança Pública na sede do Centro Integrado de Comunicações da Costa do Descobrimento (CICOM), foi uma ferramenta importante no combate à violência no carnaval da cidade. Os equipamentos são todos digitais e é composto de 20 câmeras de vigilância de alta definição. O monitoramento é feito por policiais civis e militares e permite que viaturas sejam acionadas rapidamente em qualquer tipo de ocorrência.

Projeto de Lei Municipal contempla instalação de câmera de segurança nas ruas de Belmonte.

Vereador Alfredo Aberceb.

Vereador Alfredo Aberceb.

Em Belmonte já existe um projeto de lei elaborado pelo Vereador Alfredo Aberceb que contempla a instalação de câmeras de vigilância nas ruas da cidade. O citado Projeto de Lei já foi aprovado no plenário da Câmara de Vereadores e espera a sanção do Prefeito Janival Borge. Segundo Alfredo, a medida é importante pelo fato de que o município vem sofrendo com o aumento da violência e com o baixo efetivo das policias Militar e Civil. “Nossa cidade foi contemplada esse ano com a marca de 12 homicídios. Nós temos diversos assaltos sendo cometidos no centro da cidade quase todos os dias e o nosso efetivo policial não dá conta da demanda. Eu acredito que o monitoramento será uma grande ferramenta porque identificará os criminosos e permitirá o direcionamento da nossa viatura mais rapidamente.” – Comentou Alfredo.

O Vereador ainda defende um estudo técnico para a instalação das câmeras que devem estar em locais críticos da cidade. O mesmo ainda comentou que pede a instalação de um sistema de gravação inteligente para que as imagens sejam buscadas pelas autoridades policiais quando necessárias na condução de processos judiciais. “Temos que ter um equipamento de extrema qualidade. Tenho conversado com o Prefeito Janival Borges para que o mesmo entenda a importância do projeto e disse que empenhará esforços para que os equipamentos sejam instalados o mais rápido possível.” – Finalizou Alfredo.

Veja abaixo o Projeto de Lei elaborado pelo Vereador Alfredo Abecerb:

projeto_alfredo