data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Associação das Marisqueiras de Belmonte discute implantação de Unidade de Beneficiamento.

Aconteceu nessa sexta-feira (15/06) na Associação das Marisqueiras de Belmonte uma reunião para discutir e colocar em pauta a construção e implantação da Unidade de Beneficiamento do Marisco produzido pelos associados da entidade. O objetivo da Associação de Marisqueiras é buscar integração, colaboração e parcerias no processo para garantir a sustentabilidade, já que, sem apoio a entidade pode enfrentar dificuldades com tantos desafios enfrentados hoje pela classe pesqueira.

marisqueiras00003

Um dos assuntos debatidos foi o acesso aos selos de qualidade, a visita da ADAB e a aquisição dos equipamentos necessários para os trabalhos de beneficiamento do marisco. Representantes da Associação informaram que tentaram conseguir com a Veracel, mas a empresa negou o pedido por não se tratar de uma compensação e sim de uma doação, fato que está fora do plano de ação da mesma. Diante do fato, os representantes da entidade estão tentando conseguir esses equipamentos por meio de outras parcerias. Ainda durante o encontro houve a avaliação das futuras instalações da Unidade onde os técnicos presentes visualizaram alguns erros de projeto que podem implicar na aquisição do selo por parte da ADAB. Ficou acertado então que a empresa executante aguardasse a visita dos técnicos do órgão para dar continuidade à obra.

marisqueiras00005

Ainda durante a reunião foi sugerido que após a implantação da Unidade de Beneficiamento a Associação implantasse também o Projeto de Criação de Ostras na comunidade do Peso. Foi explicado os passos para a aquisição do licenciamento para implementar a cultura e a gestão da Resex de Canavieiras se colocou à disposição para ajudar a Associação no andamento da documentação. A Srª Eliana Carla, representante da Bahia Pesca, fez alguns esclarecimentos sobre o Projeto de Ostreicultura e a urgência da visita da ADAB à obra que está em andamento. Aproveitando o ensejo, os representantes das Marisqueiras aproveitaram para fazer a solicitação de itens como Barcos, freezers, carro utilitário, kit para as mulheres, entre outras necessidades para a atividade.

marisqueiras00008

A reunião foi finalizada com um lanche confeccionado com produtos da mariscagem. Estiveram presentes na reunião: A Veracel, a Amex- Associação Mãe dos Extrativistas; a CL-Brasil-Conservação Internacional; A Prefeitura de Belmonte representada pelo Secretário de Agricultura e Pesca Francisco Lopes; a Bahia Pesca representada por Eliana Carla, O Gestor da Resex de Canavieiras Joaquim Neto; o Advogado Dr. Mathias Barreto; Pescadores e Pescadoras.

Fotos e Informações: Rildo O Trombone