data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de vacinação contra a influenza.

campanha_vacinacao_influenza

A Secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 17/04 e 26/05 uma grande e intensa campanha de vacinação visando imunizar a população com relação ao vírus da influenza. Para isso, as equipes de saúde seguirão um extenso calendário de trabalho onde serão efetuadas a vacinação e a conscientização das pessoas com relação aos perigos que a influenza representa para a saúde.

O público alvo da campanha serão crianças de 06 meses a menores de 05 anos, todas as gestantes em qualquer idade gestacional, todas as mulheres no período de 45 dias após o parto munidas de documentos que comprovem a sua condição (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros), todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, toda a população indígena, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade munidas de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina e os professores das escolas públicas e privadas que devem se apresentar portando o contracheque do último mês discriminando o cargo de professor ou carteira de trabalho, ambos acompanhados pelo documento de identidade.

O calendário da campanha já esta preparado e terá como o dia D a data de 13/05, sendo que os dias 17, 18 e 19 serão exclusivos para profissionais da área de saúde. A Zona Rural também será contemplada com o dia D que acontecerá na data de 18/04 em Boca do Córrego, 20/04 Córrego Vermelho, 25/04 Santa Maria Eterna, 27/04 Assentamento, 02/05 Petrolândia e Brejinho (Manhã), 04/05 Ubú (Manhã), 04/05 Novo Horizonte e Beira do Rio (Tarde), Buraco do Bicho 09/05 (Manhã), Projeto Piaçava 11/05 (Tarde), CEPA 16/05 (Manhã), Mogiquiçaba 18/05 (Manhã) e Tuiuti 26/05 (manhã).

O Sr. Tárcio Lapa, Secretário de Saúde do município, comentou que as pessoas alvo da campanha não precisam ficar preocupada porque já foi feita toda a logística para evitar a falta das doses de vacina. O Secretário ainda comentou que as unidades também estão prontas e preparadas para atender a população e que acredita que não haverá problemas durante a campanha. “O Prefeito Janival Borges nos deu total apoio e disponibilizou todos os recursos para atender a população. Toda uma estrutura foi preparada para atendermos de forma efetiva tanto a sede do município como toda a zona rural.” – Finalizou Tárcio Lapa.

Lembramos que a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). Para o secretário Tárcio Lapa a vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.