data Categoria: Entreterimento |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Mulheres de destaque são homenageadas na Câmara de Vereadores de Belmonte.

diadamulher_00030

Por volta das 19:00Hrs dessa quarta-feira (08/03) aconteceu na Câmara de Vereadores em Belmonte uma sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento, que foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com o Legislativo belmontense, contou com a presença do prefeito Janival Borges, da Juíza Andrea Gomes Fernandes, do presidente da Câmara  Aelson Matos, vereadores, secretários municipais e sociedade civil. A abertura do evento foi feita pela Filarmônica 15 de Setembro que entoou o Hino Nacional emocionando a todos os presentes. Logo após a brilhante apresentação da Filarmônica todo o público presente assistiu a um vídeo exibido em um telão falando sobre o valor da mulher.

diadamulher_00058

A Juiza Drª Andrea, que foi uma das mulheres homenageadas, salientou em suas palavras que se sentia feliz com a homenagem, mas que Belmonte tinha uma triste realidade que deveria ser compartilhada com todos que é o número elevado número de processos com base na Lei Maria da Penha. “Das comarcas que eu passei Belmonte é a que mais tem processos abertos com base na Lei Maria da Penha. Estamos em uma média de três processos por semana e temos que mudar isso.” – Comentou Drª Andrea que ainda ressaltou que as mulheres também tem que chamar para sí a responsabilidade  e começar a mudar essa realidade já na criação dos filhos homens. “Todo o homem foi criado por uma mulher e temos que começar a ensina-los desde pequeno o respeito pelas mulheres. Nós mulheres temos que começar a plantar hoje as sementes de um futuro melhor para amanhã.” – Comentou a Juíza.

O Vereador e Presidente do Legislativo, Aelson Matos também tomou a palavra e leu uma mensagem em homenagem às mulheres. Logo após o vereador comentou sobre a importância da mulher na sociedade e as várias vitórias que foram conseguidas ao passar do tempo. “A mulher hoje é protagonista e não um item de segundo plano como era no passado. Nós temos que respeitá-las cada vez mais e lutar para que esses casos de agressões e violências, frutos de uma grande covardia, não aconteçam mais.” – Finalizou o presidente da Câmara.

diadamulher_00063

O Prefeito Janival Borges também tomou a palavra e em seu depoimento salientou a presença de várias lideranças femininas no evento. O Prefeito também comentou que ficava triste com os atos de violência que ainda são cometidos contra as mulheres, que confiava na justiça para punir os homens covardes e combater esse grande mal que assola toda a sociedade brasileira. “Eu confio no poder da justiça e também no poder da educação para erradicar esse grande mal que é a violência contra a mulher. Nós temos o dever de denunciar esses agressores e o poder público tem o dever de acolher e cuidar dessas mulheres que são humilhadas por esses homens covardes.” – Comentou Janival.

diadamulher_00001

Logo após os depoimentos foi a vez da entrega do Prêmio Mulher Destaque 2017 que teve como objetivo homenagear as personalidades femininas que mais se destacam na cidade em diversos setores da sociedade. As mulheres homenageadas foram: A Juiza Dr ª Andrea Gomes Fernandes, a pescadora e organizadora das Nagôs Dona Dezinha, Irmã Luciana de Jesus Santos que é coordenadora do Abrigo São Vicente, A artesã Dagmar Muniz de Oliveira, a comerciante e professora Maria Borges Cruz, a Srª Maria Regina de Jesus Borges, A técnica de enfermagem e parteira Luzia Ferreira, a Srª Edvanda Andrade dos Santos do distrito de Barrolândia, A Srª Maria Rosa Pio Barros, a Srª Pedrina Rodrigues Reis, a Srª Otília Pereira Dias e a Srª Lucy Andrade Borges que é mãe do Deputado Estadua Jânio Natal e o Prefeito Janival Andrade.

diadamulher_00010

A noite de homenagens ainda contou com a apresentação do Grupo da Terceira Idade que cantou o clássico de Roberto e Erasmo Carlos Mulher (Sexo Frágil) onde o Prefeito Janival Borges e o Sr. Claudio, Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, foram convidados a dançar com algumas mulheres homenageadas. O evento foi finalizado com um delicioso coquetel que foi servido a todo o público presente.