data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Quase Mil mulheres foram atendidas pelo Mutirão da Mamografia em Belmonte.
image00002

Imagem: TV Santa Cruz

Mulheres com idade a partir de 35 anos tiveram na semana passada a oportunidade de fazer exames de mamografia de forma gratuita em Belmonte. Estamos falando do Mutirão da Mamografia que aconteceu entres os dia 24 e 28/01.

image00002

Imagem: TV Santa Cruz

A campanha foi considerada um sucesso pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e quase 1.000 mulheres do interior e da sede foram atendidas alcançando a marca de 90% do público-alvo da campanha. “Estamos muito felizes porque nesses 05 dias de campanha conseguimos levar um exame importante para toda a comunidade de forma totalmente gratuita.” – Comentou Tácio Lapa, Secretário Municipal de Saúde.

mamografia00001

Imagens: TV Santa Cruz

A equipe de organização do Mutirão ainda informou que os resultados obtidos nesse ano superaram os do ano passado onde apenas 90 mulheres foram atendidas e cerca de 900 ficaram esperando sem passar pelo exame. “Ano passado tivemos dificuldades de transporte e dificuldade para a marcação do exame. Esses problemas impediram que a gente usasse toda a nossa capacidade de atendimento. Esse ano, graças a Deus, os trabalhos estão ocorrendo com tranquilidade.” – Comentou Ricardo Góes, Coordenador da Atenção Básica do Município.

mamografia300001

Imagens: TV Santa Cruz

O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres e a mamografia é essencial para diagnosticar a doença precocemente. Os profissionais ainda informaram que o exame é uma espécie de Raio-X e não causa dor na paciente. “Quanto mais cedo, menores são as chances de complicações e a mamografia é uma grande aliada para conseguirmos esses diagnósticos.” Comentou o Dr. Alfredo Novaes.

Imagens: TV Santa Cruz

Imagens: TV Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os resultados dos exames sairão em 45 dias e as pacientes que apresentarem alguma alteração serão encaminhadas para exames complementares e cirurgias, nos casos que porventura sejam necessários.